Especialidades - O USO DO RAIO LASER NA ODONTOLOGIA

          As aplicações de laser são tratamentos de última geração que estão sendo incorporados à Odontologia, na medida em que seus benefícios são comprovados por pesquisas e uso clínico em todo o mundo. Inicialmente utilizados em cirurgias, colocação de implantes e tratamento das gengivas, com objetivo de acelerar o processo de cicatrização, foram também utilizados para diminuir a sensibilidade dentinária e para eliminação de dores da ATM. Mais recentemente, sua grande aplicação tem sido seu uso como elemento fundamental na mais moderna técnica de clareamento dos dentes, com excelentes resultados, além de propiciar rapidez e eficácia na obtenção do clareamento, permitindo, inclusive, que o mesmo seja realizado integralmente em uma só sessão. No futuro, os estudos que estão sendo realizados, apontam o uso do raio laser para as funções de anestesiar, cortar tecidos moles e substituir as brocas, avanços que farão sua utilização quase obrigatória na Odontologia dos próximos anos, por eliminar os receios do paciente frente aos tratamentos odontológicos.
 

 

           Por ora, a maioria dos Dentistas está se utilizando dos soft lasers, os aparelhos mais simples, que permitem baixos valores de aplicação aos pacientes. Alguns, apostando no futuro do laser como solução definitiva, investiram em hard lasers, que são aparelhos de alta potência, custo muito elevado e que, só recentemente, com a crescente utilização nos processos de clareamento, passaram a apresentar retorno como investimento. Colaborou em muito para esta aceitação o excelente nível de resultados dos clareamentos com laser, quando comparados com os métodos tradicionais, além de toda uma mudança na mentalidade dos pacientes que passaram a buscar nos Dentistas, além de soluções para seus problemas de dor, soluções estéticas que melhorassem seu sorriso e estética facial.

A vantagem dos tratamentos a laser nas cirurgias é a diminuição do período pós-operatório, além de melhores resultados. Na sensibilidade e articulação temporo mandibular (ATM), os pacientes conseguem diminuição da dor, o que, nestes casos, é importante, visto serem dores contínuas e constantes, com bastante dificuldade para obtenção de cura pelos métodos convencionais que, diferentemente dos obtidos com raio laser, são mais demorados. No clareamento, além da rapidez e hipersensibilidade muito menor, a maior vantagem é a qualidade dos resultados obtidos, principalmente na melhora facial do sorriso dos pacientes e consequente melhora de sua auto-estima. Para o futuro, muitos preferirão o laser para não sentir dor durante seus tratamentos, deixando-os livres dos tormentos advindos do uso de agulhas para aplicações de anestésicos e de brocas para desgaste de dentes. Nos trabalhos laboratoriais para confecção de próteses, o laser já está sendo usado com sucesso nos trabalhos de solda, com vantagens e economia de tempo.

          Por ora, uma parcela dos Dentistas ainda não está usando aparelhos de laser, o que em nada diminui sua capacidade de atendimento, inclusive porque a grande maioria dos procedimentos ainda não tem utilização do laser indicada. Para os casos mencionados acima, como comprovados e em que sua utilização tem sido recomendada, seu Dentista poderá indicar-lhe um colega que, dispondo do equipamento, vai fazer as aplicações necessárias. Após estas, seu tratamento continua normalmente com seu Dentista de sempre, que, certamente caso dedique-se a alguma especialidade que no futuro vier a ser beneficiada pela tecnologia do laser, irá adquiri-lo. Por ora uma certeza: o laser não faz milagres, seu Dentista sim.
 



Voltar

Rua Cussy de Almeira Jr., nº 765-A - Araçatuba - SP
CEP 16.010-400
Telefones: (18) 3622-3358 / 3625-2605 / WhatsApp 99672-3358