Especialidades - Higiene do Sono - Dicas para dormir melhor

          Alguns procedimentos podem ajudar a melhorar a qualidade do sono:

    Perda de peso, no caso de ser excessivo, ajuda em muito o tratamento da apneia do sono. Por vezes, perdas de cerca de 5% do peso podem melhorar francamente a respiração noturna, tornando o sono mais reparador e diminuindo os sintomas diurnos. Prática de exercícios e recondicionamento físico são muito importantes.

Evite alimentação forte e em grandes quantidades, e atividades físicas nas 3 horas antes de dormir. Refeições leves facilitam a digestão e não sobrecarregam o organismo.

Evite tomar café, chás com cafeína (como chá-preto e chá-mate), chocolates e refrigerantes derivados da cola, pois todos são estimulantes. Fumar também.

Evite álcool ao jantar ou pelo menos 2 horas antes de ir para a cama: o álcool deprime a respiração tornando as apneias mais frequentes e graves.  

Evite medicamentos para dormir, pois a grande maioria agrava a apneia do sono, a menos que seja com orientação médica.

Evite privação do sono (ficar sem dormir ou dormir poucas horas). Dormir pouco prejudica a memória e acelera o envelhecimento, além de levar ao ganho de peso.

Mantenha rotina no horário de dormir e acordar, com temperatura agradável no quarto, com pouca luz e silencioso, isso ajuda a induzir o sono.

Cama foi feita para dormir. Assistir televisão ou deixá-la ligada, comer, ler livros, ou levar trabalho estimulam o cérebro e podem prejudicar o sono. A única exceção é o sexo, que conduz a mente ao prazer e ao relaxamento.

A luz azul de celulares, tablets, games e computadores antes de dormir também prejudicam o sono, prejudicam a produção da melatonina, hormônio do sono.

Banho quente, de preferência na banheira, ajuda a relaxar antes de ir dormir.

Utilize colchão adequado ao seu peso e altura, confortáveis e silenciosos.

Durma de lado, pois muitas pessoas sofrem de apneia apenas quando estão deitadas de costas (determinados truques simples podem ser úteis tais como a bola de tênis presa nas costas do pijama, obriga a uma posição lateral durante o sono).

Não vá pra cama sem sono e evite levar as preocupações para a cama. Depois de uma noite bem dormida é mais fácil encarar as adversidades.

 Tenha um ótimo sono e viva melhor!

 



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