Especialidades - O que é o Ronco

          O ronco é o ruído provocado pela passagem do ar nas vias respiratórias que se encontram estreitadas e ou obstruídas durante o sono, resultando no turbilhamento do ar e vibração das estruturas ao redor, principalmente pelo palato mole, produzindo som característico. Pode estar relacionado com a posição ao dormir (barriga pra cima), e principalmente devido ao desabamento da língua e do palato mole em direção a parede posterior da faringe, e não ocorre falta de ar (apnéia). Obesidade, flacidez dos músculos da faringe, queixo pequeno ou retruído (pra traz), são características encontradas e que potencializam a ocorrência do ronco. Se for intenso e interrompido por pausas, o ronco pode ser um dos primeiros sinais da existência de apnéia do sono.

Ronco isolado ou primário – ocorre de maneira isolada e incomoda apenas às pessoas ao redor; não apresenta nenhuma outra sintomatologia. Porém, vale ressaltar que dos indivíduos que roncam frequentemente: 19% das mulheres e 34% dos homens apresentam apnéia. Todo indivíduo que ronca constantemente deverá ser avaliado.

Ronco secundário, com apnéia (sem ar) – ronco com paradas respiratórias; quando ele é apenas mais um sintoma da Síndrome da Apnéia do Sono ou Síndrome da Resistência das Vias Aéreas Superiores. 
 

                                 

O tipo de Ronco que devemos nos preocupar é:

• O que possui tom muito alto;
• Que ocorre todas as noites;
• Apresenta pausas que podem durar de 10 a 90 seg;
• Sua retomada ocorre com tom mais alto;
• Quando a pessoa que ronca apresenta movimentos bruscos, com sensação de sufocamento.

 



Voltar

Rua Cussy de Almeira Jr., nº 765-A - Araçatuba - SP
CEP 16.010-400
Telefones: (18) 3622-3358 / 3625-2605 / WhatsApp 99672-3358