Especialidades - Tratamento do Ronco e Apnéia do Sono

                                                                                    

          O distúrbio do sono que mais incomoda cônjuges, parceiros, filhos ou até mesmo - nos casos mais graves - vizinhos, é sem dúvida o ronco. Depois de muita reclamação, as pessoas que roncam demais buscam saída em médicos otorrinolaringologistas, pneumologistas, quando, na maioria dos casos, a solução está na visita a um dentista. Esse desconhecimento é comum, pois a Odontologia do Sono ainda não é tão disseminada nos pacientes que sofrem de ronco. Mas este cenário já está mudando.

          O Ronco e a Apnéia do sono causam muitos transtornos sociais e psicológicos, e leva a várias consequências físicas para o paciente (hipertensão, arritmias cardíacas, AVC, impotência, etc.). Cerca de 30% dos adultos roncam e embora para a maior parte deles isto não signifique um problema sério, estima-se que em 5% dos casos o ronco está associado a uma doença: a apnéia de sono. Os principais sintomas da apnéia do sono são o ronco e a sonolência diurna excessiva. Embora o ronco ocorra nos dois sexos, é duas vezes mais comum no homem do que na mulher, sendo que são mais frequentes no homem a partir dos 30 anos e nas mulheres a partir da menopausa. É uma doença bastante comum e com um grande número de pacientes sem diagnóstico e tratamento. No site brasilescola.com encontra-se que cerca de 15 milhões de brasileiros sofram desse mal. Algumas pessoas roncam todas as noites e durante toda a noite, enquanto outras só roncam, por exemplo, quando dormem de barriga pra cima, estão constipadas ou tomam determinadas medicações, mas independentemente das origens, não há dúvida de que é um incômodo para as pessoas que com eles convivem... Poderíamos dizer que o roncador não só perturba o parceiro, como também pode perturbar o próprio sono, sem que tenha disso consciência.

          O ronco é também um fator de desagregação familiar, muitas vezes levando a pessoa que ronca a dormir em quarto separado (considerado o terceiro motivo de separações nos Estados Unidos), bem como torna a pessoa que ronca motivo de brincadeiras e piadas entre companheiros de trabalho, de pescarias ou acampamentos, ou quando tem que dividir quarto de hotel, etc. 



Voltar

Rua Cussy de Almeira Jr., nº 765-A - Araçatuba - SP
CEP 16.010-400
Telefones: (18) 3622-3358 / 3625-2605 / WhatsApp 99672-3358